A automação ou automatização predial é uma tecnologia que possibilita a integração de diversas tarefas e ações por meio de softwares. Assim, soluções digitais aplicadas à segurança, como sistemas de alarmes, operam de forma conjunta, garantindo a otimização dos recursos e o corte de despesas. A automação predial possibilita integrar todos os dispositivos por meio de apenas um painel de controle, agrupando as partes hidráulica, mecânica, eletrônica e elétrica. Isso garante a pouca incidência de erros e confere um nível maior de segurança tanto para as pessoas como para os equipamentos. A implementação da automação predial traz diversos benefícios para condôminos, mas o universo de aplicação dos serviços é vasto, beneficiando também empresas e residências individuais.

Alguns exemplos de automatização predial e vantagens

Com a automação predial, é possível por exemplo programar um horário para que as luzes acendam ou apaguem, controlar a abertura de portões eletrônicos, programar umidificadores de ar para atender alguma necessidade de ambiente especifico, entre muitas outras facilidades na rotina de todos. Então, além da praticidade envolvida com esse sistema, o condomínio terá uma redução considerável nas despesas.

Acessos e aberturas

Assim como já é utilizado na portaria inteligente e na portaria remota, a automação aplicada à segurança são as fechaduras ou portões que somente abrem por meio de senhas, aplicativos ou biometria. Assim, erros comuns como aberturas indevidas de portões de acessos, ou entradas sem permissão tornam-se quase nulas.

Incêndios

Caso um sensor detecte incêndio, o painel de controle central vai imediatamente ativar o alarme, avisando todos que estão presentes no local e também vai liberar água para combater o incêndio. Lembrando que tudo isso é feito sem intervenção humana, de modo eficaz e extremamente rápido.

Controles de temperaturas

Com esses sistemas, se torna possível administrar a refrigeração e o aquecimento dos edifícios. Com a implantação da automação predial, diversos equipamentos são regulados de forma a garantir um ambiente confortável para os moradores. Caso seja numa empresa, por exemplo, em dias de calor excessivo pode ser ligado o ar-condicionado umas 2 horas antes do expediente dos funcionários começar, assim quando eles chegarem já estará uma temperatura agradável e sem perigo de falhas humanas.

Controle de luminosidade

Aqui temos um leque de possibilidades, por exemplo, acender luzes com os sensores de movimento. Num ambiente com 10 lâmpadas dependendo do tanto de pessoas pode se acender 2, 3 ou as 10 lâmpadas. Apagar elas imediatamente quando não tiver mais pessoas no local, ou ficar acesas por alguns segundos ou minutos. Tem muitas opções, assim pode ser feito um projeto bem especifico no local, da maneira que for mais conveniente e tenha uma redução de custos.

Otimização de tempo e recursos

Com o sistema implementado, todos os dispositivos interligados são controlados e analisados periodicamente pelo software dedicado à automação, o que aumenta significativamente sua vida útil. Além disso, quando ocorre alguma falha nos processos, o painel de controle realiza a detecção e avisa os responsáveis. O tempo de resposta a falhas e deficiências será otimizado, além da redução de gastos e recursos — pois não será mais necessário acionar uma equipe própria de manutenção para encontrar as falhas.

Produtividade

Como os colaboradores não vão mais precisar ter preocupações com fatores monitorados pelos sistemas automatizados, eles passam a ter a oportunidade de executar suas tarefas sem ter distrações. Bom, para resumir e ficar bem fácil de entender: a automatização é feita a partir de uma ligação com um painel de controle que tem várias funções de um local, podendo ser um prédio, casa, empresa etc. Seja em espaços privados, de convívio ou públicos, a automação é um grande diferencial, visto que engloba eficiência e tecnologia e torna o ambiente extremamente seguro para todos. Percebemos então que a automação predial já é um conjunto de procedimentos bastante consolidado em nosso país. Porém, com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses equipamentos se tornem cada vez mais sofisticados, sendo proporcionando melhoras relacionadas ao dia a dia e principalmente com relação ao corte de despesas.