O que é?

Portaria remota trata-se de um sistema eletrônico de portaria, não necessitando assim uma portaria tradicional com um porteiro no condomínio contratante do serviço. Ela controla o acesso das pessoas por meio de um software que interliga toda a tecnologia usada, interfone, câmeras, dispositivos, sensores de movimentos, entre outros. Esse controle é feito por uma empresa, que comunica ao morador a presença do visitante e só libera a entrada com autorização dele.

A portaria remota não está dentro do prédio, mas sim em uma central externa.

Qual o horário de funcionamento e como é feito o monitoramento?

Nessa central externa é feito uma supervisão 24 horas por dia e 7 dias por semana, e sempre contando com todo suporte necessário para o melhor e mais seguro atendimento possível para moradores, veículos ou prestadores de serviços. O conceito básico para a portaria remota são os moradores terem acesso de entrada e saída com autonomia através de biometria, tags de acesso ou QR code, já os visitantes e prestadores de serviços vão tocar o interfone para falar com a central de atendimento, que por sua vez, vão entrar em contato com o morador para assim fazer ou não o procedimento de liberação. Isso também se aplica a veículos que tem acesso por meio de controle remoto identificado ou uma etiqueta veicular. No caso de prestadores de serviços e visitas eles também entram em contato com a central por meio dointerfone.

Agora que vimos como funciona a portaria remota, vamos falar sobre as vantagens que ela fornece. Dentre elas estão:

Acréscimo na segurança

Quando o assunto é aumentar a segurança, a contratação da portaria remota se torna mais atraente ainda. Ela tem como objetivo evitar a rendição do porteiro nos casos de assalto, algo muito comum em situações dessas. A portaria remota também conta com um ótimo sistema de segurança e monitoramento. Esse sistema não vai permitir qualquer tipo de atividade suspeita e ainda vai oferecer a possibilidade de gravação da qualquer ação, e caso necessário,o acionamento rápido da polícia.

Grande economia nos gastos do condomínio

Com a contratação da portaria remota, o condomínio vai conseguir reduzir os custos relativos a mão de obra dos porteiros. Quanto seria essa redução? Pode chegar até 50% de economia. Já que a central consegue administrar diversos condomínios de uma vez, a portaria remota acaba tendo um custo mais baixo para os condomínios. Com essa redução o condomínio pode reverter esse valor economizado em outros pontos.

Suporte a qualquer momento

Na portaria remota sempre haverá supervisão e suporte para qualquer coisa, nada passa despercebido. Já no caso de porteiros físicos, existem algumas situações em que o porteiro precisa se afastar da portaria, nem que seja por alguns instantes. E são nessas situações que podem acontecer falhas. Na portaria remota a vigilância está acontecendo 24hrs por dia, sem brechas para falhas.

Redução de erros e fraudes

Um diferencial da portaria remota que merece destaque é que a redução de erros e fraudes. O fato de o controle ser feito por meio de softwares e sistemas de segurança, esse tipo de serviço reduz, por exemplo, as liberações indevidas ou equivocadas. O operador da portaria, que está alocado na central, não tem contato direto com o visitante e, dessa forma, não há a possibilidade de liberar um amigo ou conhecido no prédio. Outro ponto importante, é que esse tipo de portaria reduz o risco de fraudes, como a ação de algum funcionário em conjunto com grupos criminosos.

Os benefícios são realmente são inúmeros. Mas como saber se o condomínio é apto para receber tal estrutura? Contatando o serviço, a empresa faz uma analise completa de todo o local, busca saber todas as necessidades do sindico e dos moradores para assim dar a melhor alternativa com um bom custo benefício e que satisfaça a todos.